Ligue 11 2923-5100
Siga a Toyo Ink nas redes sociais

Tintas CMYK Offset com Gamut de Cores Ampliado

KALEIDO BY Andre Nato e Davilson Oliveira

Você está tendo dificuldades para obter suas cores especiais e Pantone® em CMYK?

A maioria dos arquivos digitais utilizam o espaço de cores RGB, como os vistos em câmeras fotográficas digitais e monitores. Como o espaço de cores CMYK é menor que o espaço RGB, é impossível reproduzir o seu gama total de cores. Quando se requer essas cores, necessita-se utilizar processos de impressão utilizando seis ou sete cores, encarecendo e muito o processo.

Talvez com a utilização de tintas de gamut de cores ampliado possa resolver esse problema e poupar-lhe uma ou duas unidades de sua impressora. Vale a pena apontar o quanto se economizaria ao ano através de um processo otimizado a 4 cores como esse ao invés de usar muitas cores Pantone/especiais. Essas tintas tem como objetivo expandir o gama de cores ao ponto de ficar mais próximo ao Gama do sistema RGB e sistemas tipo Hexa ou Heptachromia. Dependendo do fabricante de tinta, é possível reproduzir até 70% das cores Pantone Coated através desse sistema.

Os verdes de campos de futebol, azuis de um céu ensolarado, entre outras paisagens poderiam ser melhorados de forma bastante dramática se utilizássemos uma tinta de Gamut ampliado.

Abaixo está a representação grafica do espaço de cores de CMYK Coated Fogra 39 (amarelo), uma tinta de Gamut ampliado (ex.ToyoInk Kaleido) – (vermelho) e RGB – (azul). Pode-se perceber que, em geral, há um aumento substancial na gama de cores especialmente nos tons de azul.

1

desde que o Gerenciamento de Cores através do uso de perfis ICC foi incorporado a maioria dos Workflows digitais, esta regra pode não vale mais.

É necessário um trabalho de desenvolvimento na preparação dos arquivos na pré-impressão, de maneira que todas as imagens devem ser separados de RGB para CMYK usando o perfil correto fornecido pela fornecedora das tintas, ou desenvolvendo personalizadamente em sua grafica.

Outro detalhe seria não utilizar diferentes separações de cores em um mesmo impresso, como FOGRA 39 para algumas imagens e perfil de Gamut Ampliado para outras. Será muito difícil para o impressor para descobrir o equilíbrio de cores correto durante o acerto de máquina.

O quadro abaixo irá ilustrar isso. Enquanto algumas cores são muito semelhantes, algumas são muito diferentes devido aos diferentes processos e tintas utilizadas.

Aqui está mais uma ilustração para ajudá-lo a entender como a cor RGB é separado de forma diferente para diferentes espaços de cores. Ela mostra as cores RGB Separado SWOP (Offset), GRACoL (offset plana) e finalmente KALEIDO sheetfed offset). Não utilizou-se GCR nas separações, pois a intenção era mostrar as diferentes cores com diferentes separações. ( fonte By: Gary Hampson

2

As imagens devem ser mantidas e tratadas no espaço de cor RGB  até o momento da saída para provas ou gravação de chapas. Conversões de gerenciamento de cores podem ocorrer sem problemas durante a Ripagem. Esta é talvez a melhor maneira de garantir que todas as imagens sejam separadas corretament

Ao escolher e desenvolver suas cores, evite o uso de valores separados em CMYK. Embora estes possam ser o mais familiar para você, eles podem ser os menos propensos a reproduzir como o esperado. É preferível escolher suas cores tanto no RGB ou espaços de cor Lab sendo em Lab o melhor.

3

4 56

 

Conversão de um Arquivo para o Perfil “Tinta Gamut Ampliado.icc”

 

Aqui vamos apresentar como exemplo, a instalação do perfil de cores da tinta ToyoInk Kaleido, mas esse tutorial servirá para quaisquer tipos de perfis de tintas de outros fabricantes.

– Conversão para CMYK através do Adobe Photoshop – Plataforma Mac OS:

Copie o arquivo “TOYO Kaleido V4.00.icc” para o seu computador.

No Sistema Operacional Mac OS utilize a pasta de sistema:

“Library / ColorSync / Profiles / Recommended”

– Conversão para CMYK através do Adobe Photoshop – Plataforma Windows:

Copie o arquivo “TOYO Kaleido V4.00.icc” para o seu computador.

No Sistema Operacional Windows utilize a pasta de sistema:

“C:/Arquivos de Programas/Arquivos Comuns/Adobe/Color/Profiles/Recommended”

Para verificar se o arquivo “TOYO Kaleido V4.00.icc” foi instalado corretamente, verifique

através do ajustes de cores do Photoshop, selecionando o Menu Editar e Configuração de Cores (Color Settings).

7

Uma caixa de diálogo será exibida (selecione o perfil CMYK “TOYO Kaleido V4.00.icc”). Após efetuar as devidas alterações um “Preset” com a extensão “.csf” contendo essas configurações poderá ser salvo para ser utilizado posteriormente em outro computador ou em outros programas do pacote Adobe (Illustrator

InDesign e Adobe Bridge por exemplo). Para isto basta clicar em “Save” ou “Load” para carregar este “Preset” em outro computador ou programa desejado.

8

Se ao abrir o arquivo a caixa de diálogo a seguir for exibida, selecione “usar o perfil incorporado” (Use the embedded profile):

9

Observações Importantes:

É recomendável a utilização do AdobeRGB em relação ao sRGB, pois o perfil AdobeRGB possui uma gama de cores mais abrangente, ideal na conversão para o perfil “Toyo Kaleido”.

Utilize a opção “perfil incorporado” quando for abrir o arquivo sem alterar suas características.

 

Conversão de Arquivos

Selecione a opção de Conversão de perfis pelo Menu Editar (Edit / Convert to Profile):

10

Selecione o perfil Kaleido.

 

A opção “Perceptual” é a mais utilizada, entretanto, algumas vezes a opção “Relative” é selecionada em gamas de cores mais limitadas. É recomendado utilizar a opção mais semelhante (ou que altere menos o arquivo) entre os dados RGB e CMYK.

Atenção:

Para uma correta conversão,o arquivo deverá estar em RGB e em seguida ser convertido 

para o perfil Kaleido CMYK. Não será possível a conversão para o perfil Toyo Kaleido se o

arquivo já estiver em um perfil CMYK Coated Fogra 39 por exemplo, pois de trata de um gama de cores menor que o perfil Toyo Kaleido.

Uilização do Perfil de simulação de Tinta com Gamut Ampliado em Provas Digitais

É possível simular o perfil de Tintas com Gamut Ampliado em Provas Digitais, mas isso irá depender do gamut de cores máxima que a impressora e o sistema de Provas Digitais possam reproduzir. Impressoras de Provas Digitais que possuem como diferencial o uso de Hexacromia (CMYK + Laranja e Verde) conseguem reproduzir a gama de cores das Tintas com Gamut Ampliado com maior eficácia.

Para mais informações por favor contacte seu fornecedor de tinta para ajudá-lo em seu projeto e ajudá-lo a tirar o máximo proveito do processo!

Para receber Tutoriais, novidades e promoções cadastre seu email em nossa base.

About the author

Leave a Reply

Pin It on Pinterest

Share This